
Todos por 1
Japão vai financiar projetos de sustentabilidade em escolas do Brasil
Estão abertas as inscrições para o Desafio Escolas Sustentáveis criado para unir diretores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos no desenvolvimento de planos de ação para melhorar as escolas, tanto em aspectos físicos e estruturais como pedagógicos, relacionados à sustentabilidade.
Escolas de ensino básico de todo Brasil podem participar e concorrer ao financiamento oferecido pelo Ministério do Ambiente do Japão. O concurso é uma realização do Instituto Akatu, organização sem fins lucrativos que tem sede em São Paulo e trabalha pelo consumo responsável.
Cinco escolas serão selecionadas para receber o financiamento e colocar os projetos em prática. Para quatro delas será destinado o valor de R$30 mil. A escola com o melhor plano de ação receberá uma verba bem maior, R$ 105 mil. O planejamento deve prever a execução do projeto entre fevereiro e agosto de 2020.
Também serão beneficiadas escolas de mais oito países: Namíbia, África do Sul, Uganda, Camboja, Quirguistão, Filipinas, Vietnã e Suriname. A escola brasileira que conquistar o maior financiamento indicará representantes para participarem de viagens internacionais para a troca de experiências.
Escolas particulares também podem participar, mas não concorrem ao financiamento.
Os planos de ação serão selecionados com base em diversos critérios.
- Governança da escola
- Mudança curricular e estrutural
- Participação dos alunos e da comunidade
- Potencial de redução de emissões de gases de efeito estufa
- Promoção do consumo consciente
As inscrições vão até 15 de outubro e a inscrição deve ser feita no site do concurso. https://edukatu.org.br/escolas_sustentaveis.
“O Instituto Akatu tem orgulho de ser o parceiro escolhido para essa iniciativa global. O Edukatu, nossa rede de aprendizagem que visa incentivar a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente entre professores e alunos, realizará uma série de ações para ajudar as escolas a prepararem seus planos. Estamos ansiosos por colaborar com ideias que fomentem um ambiente escolar estimulante para debater e incorporar práticas e hábitos de um estilo de vida mais sustentável em todo o Brasil”
Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu